A presença de mulheres na política é crucial para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e equilibrada. No entanto, vários mitos são colocados como empecilhos ou dificuldades típicas do gênero. Um deles é a ideia de que apenas mulheres votam em mulheres e outro, ainda mais perigoso, o oposto: “mulheres não votam em mulheres”. Seguindo este raciocínio, ainda temos o mito de que homens não votam em mulheres. Vamos desconstruir esses mitos, que são verdadeiras fake news para induzir comportamentos.
Exemplos de Sucesso das Mulheres na Política Brasileira
No Brasil, várias mulheres de esquerda foram eleitas com um número expressivo de votos, destacando-se na política nacional. Certamente, não falamos apenas de voto “de mulher para mulher”. Dilma Rousseff, a primeira mulher a ser eleita presidente do Brasil, obteve mais de 54 milhões de votos. Manuela D’Ávila foi a deputada federal mais votada do Rio Grande do Sul em 2006 e 2010. Temos ainda Maria do Rosário, Érica Kokay e Sâmia Bomfim, entre outras. Essas mulheres têm desempenhado papéis significativos na política brasileira, promovendo políticas progressistas e de esquerda, e receberam votos expressivos em suas eleições, refletindo seu impacto e relevância no cenário político nacional. Para mim, isso mostra que, quando há clareza de proposta, não é o gênero que define quem vota em quem.
Benefícios da Atuação Política das Mulheres
Além dessa constatação, outros dados importantes mostram que a atuação política das mulheres é benéfica para todos os gêneros. Estudos e pesquisas frequentemente revelam que o voto das mulheres em candidatas é mais complexo e varia conforme a ideologia, partido e outras características do eleitorado. Estamos mais atadas à visibilidade e representatividade, que são pequenas ou muitas vezes roubadas, tendo nossas verbas de campanha direcionadas a fortalecer candidatos homens. Aqui, falamos em investimento em campanhas de mulheres que deem a mesma visibilidade que aos candidatos homens.
Desconstruindo Estereótipos e Promovendo Inclusão das Mulheres
Isso mostra que, como sociedade, devemos questionar e desconstruir estereótipos que perpetuam a ideia de que mulheres não são apoiadas por outros gêneros, ou até mesmo quando querem nos jogar umas contra as outras. Falar em mais mulheres no poder é falar em novas perspectivas e abordagens para a tomada de decisões, enriquecendo o debate e promovendo soluções mais holísticas e inclusivas. A inclusão de mulheres leva a um equilíbrio maior na formulação de políticas, garantindo que as necessidades e preocupações de toda a população sejam consideradas.
Políticas Prioritárias e Transparência na visão das mulheres
Um dado importante para a sociedade é que mulheres na política tendem a priorizar políticas sociais, como saúde, educação, direitos das crianças e políticas familiares, que são fundamentais para o bem-estar da sociedade. Outro fator a destacar é que, segundo essas pesquisas, a presença de mulheres pode estar associada a níveis mais altos de transparência e a um menor índice de corrupção na política. Isso também acontece na iniciativa privada. Há estudiosos que falam do “teto de vidro”, mas que está muito mais associado a “aceitar as regras” do clube masculino de corrupção e negociatas do que a um real preconceito em relação à capacidade profissional.
Conclusão
Essas vantagens demonstram que a participação das mulheres na política é fundamental para a construção de sociedades mais equilibradas, justas e prósperas. Portanto, se você deseja ver uma política mais justa, transparente e inclusiva, tenha seus valores claros e no papel, e se eles forem lutar por uma sociedade mais justa, inclusiva e equilibrada, procure uma candidata com quem você se identifique e faça seu voto consciente de que você está lutando pela sociedade em que acredita.
Nesta entrevista com o jornalista Antônio Santiago, pré-candidatas conversam sobre a Importância da Presença da mulher na Política
https://www.facebook.com/antonio.santiago17/videos/1613623852817013
COMMENTS